sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

RELAÇÃ0 SAÚDE E TRABALH0 VISTA POR SINDICALISTAS!

Mariana Pereira da Silva
Marcia Hespanhol Bernardoa 
Heloísa Aparecida Souzaa
Universidade de Campinas-Brasil


Resumo:
Objetivo: apresentar as concepções de sindicalistas a respeito da relação entre trabalho e adoecimento
mental, bem como algumas de suas ações, que possam indicar rumos para abordagens do movimento sindical que favoreçam o enfrentamento do adoecimento mental relacionado ao trabalho.
Método: foram realizadas entrevistas reflexivas em profundidade com cinco representantes sindicais de diferentes categorias profissionais, do estado de São Paulo, que possuem um histórico de comprometimento com a saúde dos trabalhadores. Resultados: a concepção predominante entre os sindicalistas entrevistados é de que as causas dos adoecimentos do trabalhador são de caráter multifatorial. Assim, esses líderes sindicais reconhecem a organização do trabalho, os processos produtivos, as relações trabalhistas e as condições físicas do ambiente de trabalho como alguns dos fatores que podem gerar sofrimentos ou adoecimentos psíquicos nos trabalhadores.

Discussão: os participantes indicam, como possíveis estratégias de enfrentamento do adoecimento mental provocado pelo trabalho, a união dos trabalhadores e dos sindicatos, o restabelecimento de laços de solidariedade, maior investimento do Estado e conscientização de toda a sociedade a respeito da relação entre a saúde mental e o trabalho.Ver artigo

Sem comentários: